Recados semanais

Primeiro de muitos!

A criação desse  blog foi a forma de  dividir a beleza de um lugar que amamos de coração e esse primeiro recado é para agradecer aos que nos mandaram mensagens de apoio e que torcem para a existência de  muitos paraisos capazes de  mostrar que o céu é estrelado, que as noites de lua  iluminam a escuridão, que o correr da água nos acalma, que a composição das  variedades de verdes das matas produzem um efeito singular, e que é possível preservar a natureza e ao mesmo tempo usufruir dela.
Muito obrigado e beijos a todos.

Vigésimo quarto -   Primavera
23.10.11

http://player.vimeo.com:80/video/27920977?title=0&byline=0&portrait=0href=
Vigésimo terceiro -  Viva a Primavera
09.10.11




Vigésimo segundo -  a festa da polenta está chegando
02.10.11

Que tal ir a festa da polenta e se hospedar no Espaço Canto da Terra. É juntar o agradável ao agradável. Combinação perfeita. 

Vigésimo primeiro -  a natureza e nossa presença
09.09.11

"Que nossa presença na natureza seja de agradecimento, reconhecimento, reverência e de restituição: vamos dar a Deus o que lhe pertence! "


Vigésimo - um dia diferente
07.08.11

Às 7:30 peguei um ônibus até Venda Nova. Lá encontrei meu marido e fomos juntos para nosso espaço rural (poderia ter ido de ônibus direto, até lá. Me apanhar em Venda Nova foi só um carinho!). Estava estressada pelos muitos e diversos compromissos de quem trabalha com eventos. Precisava de silêncio, ar puro, clima frio. Passei apenas um dia e uma noite. Voltei, refeita.  Às vezes penso que precisamos de tão pouco para nos refazer mas preferimos ficar no lugar comum, reclamando. Mas nesse dia sai do lugar comum e fui em busca de paz e encontrei. As fotos  mostram que valeu a pena.









Décimo nono - os manacás estão florindo
31.07.2011

O manacá da serra anão, também conhecido com  'Nana', alcança de 2 a 3 m de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Com seu porte arbustivo,  é indicado para  uso isolado ou em grupos. No inverno, sSua floração encanta os olhos, como pode se ver nesse exemplar do Espaço Canto da Terra
Deve ser cultivado sob sol pleno.  A variedade 'Nana' (manacá-da-serra-anão) só pode ser multiplicada por estaquia e alporquia, pois os descendentes oriundos de sementes, podem não apresentar as características típicas desta variedade e atingir o porte arbóreo.


Décimo oitavo - só para pensar
17.07.2011


Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma. Até quando o corpo pede um pouco mais de alma. A vida não para... Enquanto o tempo acelera e pede pressa. Eu me recuso faço hora vou na valsa. A vida é tão rara... (Lenine)



Décimo sétimo - fotos enviadas por quem esteve no Espaço Canto da Terra
10/07/2011




Uma máquina é importante para se ter fotos de qualidade, mas o que faz  a foto ser diferente é o olhar de quem está fotografando. O grupo que esteve no Espaço em maio nos mandou algumas fotos e, mesmo sem poder dar o crédito pois não sei quem as tirou, publico aqui duas muito interessantes e bonitas. Flores simples foram colocadas em primeiro plano e olhem o efeito bonito que deu. Parabéns a quem as tirou.


Décimo sexto - o frio já chegou
02/07/2011


O outono se foi e o inverno chegou. 
Não é preciso ir muito longe para desfrutar de um clima especial. É claro que não temos neve como nas serras gauchas mas o frio  está a poucos kilômetros de Vitória. Os dias, normalmente  ensoralados, oferecem tardes e  noites, frias que, há algumas semanas atrás, chegaram a 5 graus (o normal é ficar em torno de 12 graus). Para quem vive à beira mar, as montanhas são muito diferentes. Sente-se vontade de estar mais junto, beber um bom vinho e tomar caldo à noite. De dia, sob o sol morno, dá vontade de andar, fazer trilhas. É um privilégio para nós, capixabas, termos os dois climas tão pertinho. Quem sabe você se anima e ainda aproveita o melhor do nosso inverno.


Décimo quinto - sete léguas
15.05.2011


 Passei um fim de semana sem "blogar" porque o trabalho me absorveu mais do que queria. Mas foi uma fase e agora volto aos assuntos da natureza apresentando a trepadeira que tem o nome popular de sete léguas e o científico é  Pandorea ricasoliana.

Ela é originária da Austrália e pode crescer até 4 metros de altura. A floração ocorre o ano todo e é mais abundante  na primavera e verão.

Gosta do sol pleno, é de crescimento fácil e extremamente vigorosa, exigindo uma boa sustentação. Se você quiser plantá-la em seu sítio ou sua casa, terá flores rosas adornando o espaço, praticamente o ano todo. Vale a pena.


Décimo quarto - começa a época das neblinas.
24.04.2011


A neblina se forma quando o "ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense."
Em dias mais quentes e noites mais frias é comum acordar e ver a neblina cobrindo as árvores pela manhã. É um quadro bonito que acontece  na região serrana do Espírito Santo. Ele ocorre mais no outono e inverno, quando a temperatura começa a cair.

No Espaço Canto da Terra  você pode acordar e se surpreender com a neblina em torno, diminuindo a visibilidade das matas nativas e cultivadas. Mas o que mais impressiona é ver esse quadro, pintado pela natureza e característicos das regiões frias do país, tão perto de Vitória!  



Segundo -
bouquê de noiva, uma flor do nosso jardim


Essa é uma florzinha delicada,  com o nome popular bouque de noiva ou grinalda de noiva. É uma miniatura das rosas, sempre de cor branca. O período de floração começa na primavera e vai até o início do verão. É cultivada sob sol pleno e tolera o clima frio. Ela está no nosso jardim!


Terceiro 
Nossaa matas têm 78 espécies de aves


bem-te-vi

Em 2006, por inciativa da Aracruz Celulose (hoje Fibria) a Fundação Pró-Natureza - Funatura monitorou as aves da mata atlântica da fazenda onde fica o espaço Canto da Terra e identificou  78 espécies.



Quarto


Para capturar as aves eles montaram três redes com cerca de 130mts. de extenção cada, nos ambientes: interior da plantação de eucalípto, interface eucalípto/mata nativa e interior da mata nativa.



Quinto

Duas espécies foram capturadas pela primeira vez: a saíra-lagarta e o gavião-bombachinha.


Sexto
Foi encontrado também um ninho de jacuguaçu Penelope obscura no interior do eucalípto. É uma ave que está na lista de espécies ameaçadas no estado. O ninho é confeccnonado com as prórias pinas das folhas do indaiá-açu que são entrlaçadas formando um cesto extremamente camuflado na palmeira. Assim que nascem os filhotes abandonam o ninho. Dois deles foram capturados nas redes do interior do plantio de eucalípto.
Se quiser mais informações sobre o estudo, estamos à disposição




Sétimo 
Canto da Terra tem cinco nascentes


A Fazenda Canto da Terra tem cinco nascentes preservadas e está participando do  projeto do Governo do Estado de incentivo a pequenos proprietários rurais, para a "preservação de florestas em áreas estratégicas para proteção de corpos hídricos". As nascentes da Canto da Terra fazem parte da bacia do Rio Guandu, que desemboca no Rio Doce.



Oitavo
Nosso jardim tem roseiras


Essa roseira está no nosso jardim
Existem mais de cem espécies e milhares de variedades de rosas. Ela é encontrada em pequenas e grandes produções, mas também nos delicados jardins de pessoas comuns. A sua espécie é muto antiga: a primeira rosa cresceu nos jardins da Ásia, há mais de 5000 anos, mas existem fósseis delas que datam há 35 milhões de anos!!! Com o tempo, suas flores sofreram modificações, através de cruzamentos, para que adquirissem mais pétalas e cores diferentes. 
O cultivo é  fácil e se você tem um jardim e quer um roseira, vão aí as dicas:
1. dê preferencia a um lugar arejado e ensolarado. A roseira precisa de 6 a 7 horas de luz solar direta sobre ela.
2 . Cerca de uma semana antes de plantar as mudas, cave bem a terra até cerca de 40 cm de profundidade. Para cada m2 de canteiro, incorpore uma mistura de 15 Kg de esterco curtido de gado e 200g de farinha de ossos.
3 . Se o plantio for feito com mudas "envasadas" (normalmente vendidas em sacos plásticos), não há restrição para o plantio: pode ser feito em qualquer época do ano, mas os especialistas recomendam evitar os meses mais quentes, sempre que possível. Já para o plantio com mudas chamadas de "raiz nua", o período mais indicado vai da segunda metade do outono à primeira metade da primavera.
4 . Logo após o plantio das mudas e até a primeira floração, regue moderadamente, mas todos os dias. Depois disso, recomenda-se regar uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana em época de seca. Na temporada de chuvas é possível até suspender as regas. Uma dica: a terra deve permanecer ligeiramente seca entre uma rega e outra.
5 . A primeira poda deve ser feita cerca de um ano após o plantio e repetida todos os anos, entre os meses de julho e agosto


Nono 
A casa do João de Barro
Em 03/04/2011


O João de Barro constroe seu ninho em formato de forno, com barro úmido e um pouco de esterco, misturado à palha. Escolhe um local bem aberto para instalar-se, como por exemplo árvores isoladas, tipo araucárias e outras. Neste final de semana, em uma das araucárias, no Espaço Canto da Terra, contamos seis ninhos de João de Barro!!


Para contruir a casa o casal trabalha em conjunto e após 18 dias o ninho está pronto.  Faz seu ninho em formato de forno, contruíndo um a cada ano.

 Os sexos são muito parecidos, mas a fêmea pode ser identificada, pelo hábito de ocupar à noite, sozinha, o ninho com ovos e filhotes. A plumagem é de cor parda, com cor ferrugem nas costas e  na cauda.
fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/


Décimo 
Comemorar com Pablo Neruda
Em 03/04/2011

Já foram nove recados falando um pouquinho da natureza que está em torno de nós e que muitas vezes deixamos de ver por perdermos nosso olhar contemplativo.
O décimo é uma poesia linda do Pablo Neruda . Delicie-se e até mais
"Quero apenas cinco coisas
Primeiro é o amor sem fim;
A segunda é ver o outono;
A terceira é o grave inverno;
Em quarto lugar o verão.
A quinta coisa são teus olhos,
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser, sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando."


Décimo primeiro 
As matas estão coloridas
Em 10/04/2011
Br 262, indo para o Espaço Canto da Terra , em 31/03/2011

no Espaço Canto da Terra, em 01/04/2011

Nesta época do ano,  quem pega a BR 262 e sobe a serra capixaba se depara com um quadro encantador: as matas coloridas de roxo.
São as quaresmeiras floridas.
"As espécies de maior ocorrência na Mata Atlântica são a Tibouchina mutabilis e a Tibouchina sellowiana. É encontrada quase exclusivamente na mata secundária, chegando, por vezes, a dominar a paisagem e podendo viver de 60 a 70 anos. "

As quaresmeiras são assim chamadas porque  parte da floração mais intensa é próxima ao período religioso da Quaresma, período de reflexão que antecede a Páscoa. E, por coincidência, a cor símbolo da Páscoa é o roxo, mesma tonalidade de cor das flores da quaresmeira.



Décimo segundo 
O OUTONO E NÓS, SERES OUTONAIS.
Em 10/04/2011

"Foi-se embora o espalhafatoso verão!
De dentro do eterno ciclo da natureza retornou o outono, sereno e calmo!
“La belle season” é como batizaram os franceses esta estação que nos descortina as renovadas-vestes-da-divindade presentes na natureza.
Outono é uma parábola de nós mesmos, seres outonais! Suas manhãs são mais poéticas e os seus crepúsculos são mais filosóficos. Aquelas são belas em sua melancolia. Estes são melancólicos em sua beleza. Assim, somos todos nós.
Creio que é no outono que entendemos melhor o ensinamento de Oscar Wilde: “ser como crianças, para não esquecermos o valor do vento no rosto e ser como velhos para que nunca tenhamos pressa".
Isso é sabedoria. E se nos tornarmos mais sábios, já não precisaremos mais ter medo de envelhecer. Afinal, a vida também é um eterno renascer.
Coisa que só o outono ensina. O resto são folhas mortas."

carlos alberto Rodrigues Alves



Décimo terceiro 
Trepadeira tumbérgia azul
Em 17/04/2011





As trepadeiras são exelentes adornos paa os jardins. Muros, pergulas, grades, cercas,... são locais ideais para plantá-las e quando  floridas, se impõem pela quantidade de flores,  altura que tomam e pelo colorido das suas flores.

Essa foto é da tumbérgia azul, espécie de fácil cultivo,  muito vigorosa e de crescimento rápido. As folhas são verdes, ovais de borda denteada irregularmente e flores grandes. Há necessidade de controle de seu tamanho pelo seu crescimento rápido. É aconselhável fazer a poda na época em que ela estiver sem flores.  

Essa foi plantada há quase três anos. Achei uma mudinha em um cantinho do jardim e resolvi plantá-la como porta de entrada para a trilha de acesso à reserva de mata atlântica. Na época, o Ailton, que está na foto, disse que iria me ajudar mas que essa flor era feia demais, e que não valia a pena.
Agora o Ailton aparece na  foto, embaixo da tumbérgia florida e já não a acha feia!